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Houve um aumento de 30% em relação a 2008, diz Censo Escolar 2010
Isolados, os dados do Censo Escolar 2010 sobre os estudantes surdos são animadores: três quartos dos matriculados estavam incluídos em classes regulares, um aumento de 30% em relação a 2008. Quando comparados aos dados da população brasileira com deficiência auditiva como um todo, no entanto, os mesmo números mostram que os surdos estão longe de estar incluídos no sistema escolar.
A maior parte do crescimento de matrículas em escolas comuns representa uma diminuição dos estudantes em instituições especiais. Somados os dois tipos de ensino, o total de alunos surdos cresceu apenas 6% nos últimos dois anos e chegou a 70 mil. A última contagem do IBGE conhecida sobre o assunto, do Censo 2000, mostrava que 5,7 milhões de brasileiros eram deficientes auditivos, 357 mil apenas na faixa etária de 5 a 14 anos – em que todos deveriam ser estudantes. Se o número for parecido em 2010, apenas um quinto destas crianças e adolescentes vão à escola ou são percebidos como – e recebem tratamento especial para – deficientes auditivos.
Para a professora e assessora da diretoria do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), Rita Nacajima, as escolas precisam ser mais atraentes para essa população. A instituição de mais de 150 anos de história chegou a ser contrária à inclusão por achar que os deficientes auditivos não aprenderiam em classes com alunos ouvintes, mas acabou apoiando a política na esperança de expandir o total de pessoas atendidas. “A gente entende o movimento de inclusão como necessário porque o Ines e todas as outras instituições especializadas não têm como dar conta de todos os surdos. Agora, é preciso trabalhar mais a recepção deste aluno na escola”, diz.
A barreira que separa a maioria dos surdos da vida escolar é a língua. Sem ouvir, a maioria não fala e a escrita não ganha significado. Em 2002, o Brasil oficializou a Língua Brasileira de Sinais (libras) para que estas pessoas falassem com as mãos. A língua é completa e permite a quem tem interlocutor o pleno desenvolvimento de todas as demais habilidades. Faltava quem traduzisse a linguagem oral da sala de aula para a visoespacial, que pode ser compreendida por eles.
Um decreto de 2005 estabeleceu que os “tradutores” viriam de duas formas. Pela aprovação em prova de proficiência anual em libras – aplicada a pessoas que já utilizavam a língua de sinais em outras atividades – e pela formação de educadores especializados. Segundo o Ministério da Educação, desde então já há 4.683 intérpretes de Libras atuando na educação básica, que abrange o ensino fundamental e médio.
“O problema é que não basta traduzir”, diz Rita. Como a maior parte das crianças surdas tem pais ouvintes, a Libras só é ensinada quando começam a frequentar escolas próprias. “Para aprender, as pessoas levam o mesmo tempo que para se comunicar em qualquer língua e, até então, não adianta traduzir de uma língua que eles não entendem para outra que ainda não sabem também”, explica.
As entidades reconhecem que houve algum avanço. Dados da Federação Nacional das Associações para Valorização de Pessoas com Deficiência (Fenavape) mostram que o número de surdos no ensino superior passou de mínimos 444 em 2007 para 1.895 em 2009. Muitos cursam carreiras de docência e devem se tornar professores tanto de surdos quanto de ouvintes. “O mesmo esforço que hoje um aluno que não houve faz para entender as estratégias dos ouvintes deverá ser necessário para os ouvintes entenderem o professor surdo”, calcula Rita, completando: “e isso será a outra metade da inclusão.”
Fonte: IG - 08/08/11
Publicado em 08/08/11




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*Justiça condena universidade por não garantir recursos à aluna deficiente
auditiva*

TJRJ - Justiça condena universidade por não garantir recursos à aluna
deficiente auditiva
Uma portadora de deficiência auditiva não conseguiu concluir seu curso de
Informática na Universidade Estácio de Sá, campus Praça XI, porque não pode
cursar a disciplina Engenharia de Software, que era ministrada pelo sistema
on line. A instituição não proporcionou os recursos adequados para que a
aluna tivesse acesso ao conteúdo das aulas, bem como a realização das
provas. A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Rio garantiu a Tatiana
Coelho indenização de R$ 17 mil, a título de dano moral.
O juiz relator da decisão Antonio Aurélio Abi-Ramia Duarte disse que aos
portadores de necessidades especiais devem ser apresentadas outras formas de
disposição do conteúdo, e que o mercado de consumo deve buscar todos os
instrumentos necessários para que o atendimento prioritário se efetive.

“O espírito das instituições de ensino deve ter por objetivo reduzir as
diferenças e contribuir para que essas pessoas sejam acolhidas no campo
social e no mercado de trabalho, jamais o oposto”, afirmou.

Segundo o magistrado, houve violação do contrato celebrado entre as partes.
“A aluna cursou diversas disciplinas com ótimo rendimento escolar, e apenas
nas disciplinas on line houve um rendimento muito aquém do esperado,
evidenciando a falha na prestação do serviço de ensino neste aspecto,
demonstrando assim a inadequação de recursos para portadores de necessidades
especiais auditivas”, explicou.
Processo nº 0003733-72.2010.8.19.0210

http://slim.dtdlistas.com.br/editoramagister/html/comunicacao/c.aspx?v=0-200-263587-9690


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"O ano de 2011 começa com atualizações de multas por desrespeito a Lei de
Cotas e com mudanças em Norma Regulamentadora (NR12) prevendo a prevenção de
acidentes de trabalho às pessoas com deficiência que trabalham com máquinas e
equipamentos. E tem mais novidades como o estudo da RAIS 2009 no apoio a
formulação de políticas públicas locais como é o caso do estudo do Observatório
do Trabalho de Osasco e Região. Confira:

1- Multas por desrespeito à Lei de Cotas têm novos valores em 2011.

A partir de 01 de janeiro de 2011 qualquer empresa que for flagrada descumprindo a Lei de Cotas (ou não garantindo vagas reservadas as
pessoas com deficiência) poderá receber multas que variam de R$1.523,57 a
R$152.355,73.
A informação está prevista na Portaria Interministerial MPS/MF nº568 publicada no Diário Oficial da União de 04/01/2011.

A Lei de Cotas também determina:

Vagas de acordo com o tamanho da empresa
100 a 200 empregados 2%
201 a 500 empregados 3%
501 a 1000 empregados 4%
1001 ou mais empregados 5%"


Existe um porém, os deficientes precisam saber que apesar de terem seus direitos nas empresas garantidos legalmente eles devem estar habilitados para o cargo e se fazerem presentes de maneira a mostrar suas capacidades e competir em pé de igualdade com os outro funcionários. 
É claro que com as adaptações necessárias.

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Prezados/as,

E.M.Florestan Fernandes
Precisamos de dobra para regência compartilhada no Primeiro Ciclo
(Manhã) até o final do ano.
Ciências para Primeiro e Segundo Ciclo - Manhã ( a partir de agosto
até o final do ano).
Contatos: Patrícia ou Anete 3277-7473/7472


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FAVOR DIVULGAR!
Nova turma para o curso de pos graduação em BELO HORIZONTE:
Dia 4 de junho de 2011 (sábado). Para garantir sua vaga, faça a matricula no site http://www.cursoscompasso.com.br/ e leve no primeiro encontro o pagamento e documentação ou nos ligue para que possamos ir até sua empresa efetuar sua matricula. Nao perca tempo! Aguardo voce!
Obrigada e um grande abraço, Claudia Amaral 31 3292-7733 / 31 9978-7879
VISITE NOSSO SITE:http://www.cursoscompasso.com.br/

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Divulgar dobraE. M. Tancredo Phideas Guimarães (31)3277-5545
turno da manhã, cargo de português e coordenação de turno
período máximo de 2 anos por licença sem vencimento


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Favor divulgar dobra de Educacao Fisica , 3 ciclo manha, E. M. Padre Francisco ( Sao Geraldo ) ate Dezembro de 2011. Contato, Geraldo 9641-5462

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FAVOR DIVULGAR!.
CLASSE VAGA PARA PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
PRIMEIRO CICLO - TURNO DA TARDE - ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO AMINTHAS DE BARROS - REGIONAL OESTE - CONTATO: ANGELA EUCLIDES 3277-9642

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DOBRA PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA
CLASSE VAGA. TURNO DA MANHÃ. TERCEIRO CICLO. ATÉ 31 DE DEZEMBRO.
CONTATO: ANGELA EUCLIDES 3277-9642 E. M. PREFEITO AMINTHAS DE BARROS

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Fineza divulgar a seguinte dobra 1/2 cargo 2º Ciclo (Matemática) Manhã
Escola Municipal Armando Ziller. Motivo: Cargo Vago Contatos: 3277-5571 ou 3277-5592 Falar com: Hamilton - Shirley ou Cláudia (coordenação)

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Favor divulgar dobra de 2º ciclo - - cargo completo - 2º turno - a partir de 06/06/2011 E.M. Francisco Magalhães Gomes. Procurar Márcia / Lilian / coordenação Fone: 32775492 / 32775493
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DIVULGUE!!! Audioteca Sal e Luz

Venho por meio deste divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e que corre o risco de acabar. A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).  Mas o que é isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita. Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3. Nos ajude divulgando!!! Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho,
Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125 - Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro. A outra opção foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios. A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...
Ajudem-nos. Divulguem!
Atenciosamente,
Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz. Rua Primeiro de Março, 125- 7º
Andar. Centro - RJ. CEP 20010-000 Fone: (21) 2233-8007
Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas
A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO! Então conto com a ajuda de vocês: repassem! Eles enviam para as pessoas de graça, sem nenhum custo. É um belo trabalho! Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor fique à vontade. É tudo do que eles precisam.

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Dia das Mães

Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:
Dizem que estarei sendo enviado à terra amanhã...
Como eu vou viver lá, sendo assim tão pequeno e indefeso?
DEUS:Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lá te esperando e tomará conta de você.
CRIANÇA: Mas diga-me: Aqui no céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir,o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?
DEUS:Seu anjo cantará e sorrirá para você e,a cada dia, a cada instante, você sentira o amor do seu anjo e será feliz.
CRIANÇA: Como poderei entender quando falarem comigo se eu não conheço a lingua que as pessoas falam?
DEUS: Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.
CRIANÇA: E o que farei quando quiser te falar?
DEUS: Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.
CRIANÇA: Eu ouvi dizer que na terra há homens maus. Quem me protegerá?
DEUS: Seu anjo lhe defenderá, mesmo que isto signifique arriscar a própria vida
CRIANÇA: Mas eu serei sempre triste porque não te verei mais.
DEUS: Seu anjo sempre lhe falará sobre mim e lhe ensinará a maneira de vir a mim e eu estarei sempre dentro de você. Nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas.
A criança apressada pediu suavemente: Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor o nome do meu anjo.
DEUS: Você chamará seu anjo de MÃE.
Que você seja muito feliz.








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